Nós já falamos bastante sobre a metodologia e carreira como educadora e consultora em Criação Consciente. Agora falta entender o que você precisa conhecer e dominar para atuar nesse mercado.
O objetivo desse artigo é apresentar as bases dessa carreira e quais são as metodologias e técnicas envolvidas na Criação Consciente.
Comunicação Não-Violenta
A educadora e consultora em Criação Consciente desenvolve todo o seu trabalho a partir das necessidades da criança, família e demais envolvidos no processo.
Nesse contexto, a Comunicação Não-Violenta, ou simplesmente CNV, define o alicerce do nosso trabalho.
Construir empatia com o outro, entender as suas necessidades e comunicá-las com clareza. Desconstruir os padrões violentos que nos foram passados desde que éramos crianças e que repetimos e passamos a frente para as nossas crianças.
A nossa comunicação tradicional é carregada de culpa, julgamentos e violência.
Pais, educadores e instituições repassam esses julgamentos e essa violência estrutural a todo momento.
Por isso, para além de praticar a CNV como ferramenta de trabalho, a educadora e consultora em Criação Consciente também apoia as famílias e escolas a identificar e descontruir esses padrões violentos de comunicação.
Comunicação Não-Violenta com Crianças
Há alguns anos atrás, traduzimos a metodologia da Comunicação Não-Violenta para o universo infantil, enfocando a relação entre pais e filhos. Também prestamos consultorias para escolas e pais.
Por isso, reforçamos a importância do uso da CNV em situações do universo infantil. Afinal, a educadora e consultora em Criação Consciente também orienta os pais sobre como trilharem seus primeiros passos numa comunicação mais empática e amorosa com seus filhos.
Educação emocional
A educadora e consultora em Criação Consciente contribui para que crianças e adultos possam identificar e seus sentimentos e expressar as suas emoções.
Aprendemos a reprimir nossos sentimentos, não a entendê-los e acolhê-los quando eles surgem. Ao aprender sobre isso, muitas mudanças internas estruturais acontecem.
A criança que aprende a esconder a sua raiva e a engolir o choro, pode virar o adulto que não sabe lidar com contrariedades e tem explosões de fúria, por exemplo.
Por isso, é fundamental para o trabalho de educação e consultoria em Criação Consciente que os pais aprendam como acolher emoções e sentimentos da criança e também os seus próprios.
Disciplina Positiva
Essa metodologia amplamente conhecida contribui com diversas técnicas, conceitos e práticas para a Criação Consciente.
Por meio da Disciplina Positiva, entende-se como educar para gerar ou restaurar a harmonia nas relações entre pais e filhos.
Universo infantil
A Criação Consciente contribui para o entendimento sobre o que crianças querem comunicar com suas ações.
Além disso, contribui para desconstruir mitos como “criança é manipuladora”, “ela só quer testar você”, “birra a gente trata com indiferença”, “isso é vitimização” entre muitos outros.
Entendemos que esses mitos e crenças regem escolhas educacionais dos pais e que a partir do entendimento sobre o que esperar da criança e de seu desenvolvimento, a consciência se amplia.
Por isso, é essencial para a educadora e consultora em Criação Consciente dominar esses conhecimentos.
Método Kazdin
A educadora e consultora em Criação Consciente sabe como mesclar partes significativas do Método Kazdin que dialogam com a Comunicação Não-Violenta e Disciplina Positiva, visando solucionar questões cotidianas com as crianças.
Consultoria e treinamentos para escolas
Além da observação da criança no ambiente escolar, a educadora e consultora em Criação Consciente pode oferecer os seus serviços de consultoria para escolas, bem como facilitar rodas de conversas entre educadores e/ou pais a fim de esclarecer sobre como a Criação Consciente pode contribuir para a educação de crianças.
O que faz uma educadora e consultora em Criação Consciente?
• Aplica uma metodologia educacional que contribui para o entendimento do que pais, responsáveis e educadores podem fazer para educar a criança em situações desafiadoras sem perder o respeito, a empatia e sem ultrapassar os limites da criança e os seus próprios.
• Facilita cursos, palestras e workshops para pais, responsáveis e comunidade escolar.
• Contribui para a autoeducação dos responsáveis pela criança.
• Ajuda os responsáveis a educarem crianças de forma consciente e não-violenta.
• Orienta sobre como se comunicar com a criança para resolver conflitos.
• Colabora para as crianças serem criadas com respeito e empatia.
• Apoia pais, responsáveis e escolas a praticarem os princípio da criação consciente.
• Oferece consultoria educacional para quem deseja apoio individualizado para o entendimento e prática da criação consciente.
Finalizando…
Agora que você já conhece os conhecimentos necessários para ser uma educadora e consultora em Criação Consciente, é hora de botar a mão na massa e procurar a formação necessária para você aprender tudo isso e integrar esses conhecimentos.
O Instituto TeApoio é o criador da metodologia de Criação Consciente, e disponibiliza uma certificação para trabalhar nessa área.
Olá! Quando começam as inscrições para a formação?